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Produção Publicitária para Web

Estudos de Novas Oportunidades e Possibilidades de Expansão do Trabalho Publicitário no Meio Virtual

Somos a Era da Informação. Especificamente, a Era da Informação Digital, onde o indivíduo, a cada geração, troca a tela da TV pela tela do monitor. E não é só a TV! Ocorre uma substituição gradativa das mídias tradicionais por essa “nova mídia” - a internet - que traz mudanças na utilização da publicidade.

Na frente do monitor, esse indivíduo ganha novas e inúmeras possibilidades dentro de um ambiente virtual, deixando de ser passivo e estando em “todo lugar”: redes sociais, blogs, celulares, grupos de discussões, comunicadores online e dentre outras ferramentas que (re)constroem a forma de comunicar. Um contexto onde o indivíduo não se sente mais dominado pela mídia de massa; onde ele percebe à sua disposição instrumentos que lhe permite tomar a palavra e fazer-se ouvir, comunicar com quem quiser, quando quiser, onde quiser e na hora que quiser. 

Com isso, a publicidade observa uma redução da distância entre consumidor e anunciante, tornando-se mais interativa, individualizada e personalizada. O que a faz ganhar oportunidades dentro do ambiente virtual, através das ferramentas utilizadas pelo consumidor, nesse ambiente, e atingir públicos alvos cada vez mais segmentados.

Xavier Dordor diz que é evidente a internet ser a grande novidade, já chamada de 6ª mídia, e que poderia vir a ocupar um lugar de destaque por possibilitar a organização da divulgação de informações das outras mídias. Diz, também:
Os empresários que ouvem as previsões dos oráculos de que daqui a dez anos 50% da comunicação mundial passará pela internet não querem ficar de fora: quase 5% já têm e-mail, 10% querem comprar espaço na internet, 13% gostariam de criar seu próprio site dento de dois anos e 19% acreditam que a web pode fazer parte de sua estratégia publicitária.” 

Isso fora escrito por Xavier, em 1998, no seu livro Mídia/mídia alternativa. Hoje, treze anos depois, essa realidade foi multiplicada por milhões. A novidade não é mais fazer parte da internet; é não fazer parte dela.

O ano de 2010 foi um ano de recordes na internet brasileira. O número de internautas, no País, ultrapassou os 80 milhões - equivalente à população inteira da Alemanha ou duas vezes a da Argentina. O e-commerce fechou o ano com faturamento de R$ 15 bilhões e 40% de crescimento em relação a 2009, um dos maiores números já registrados. Já os sites de compras coletivas tornaram-se um fenômeno junto ao Facebook, o novo queridinho dos brasileiros e responsável por uma enorme migração  de usuários do Orkut.

Por sua vez, as empresas entenderam que a publicidade digital é uma ferramenta que não pode ser deixada de lado, fazendo com que passassem a destinar uma parcela maior do orçamento de comunicação para o meio digital. Hoje, cerca de 10% da verba publicitária é investida nesse meio. Veja, a seguir, alguns dados de uma pesquisa realizada pela ComScore, que mostra a evolução da publicidade online, no Brasil: 

- Cerca de 94% dos internautas brasileiros, que acessam sites de e-commerce, acabam efetuando a compra ;
- Consumidores acessam a internet em média três vezes para pesquisar o produto que pretendem comprar;
- Na nova classe média digital da América Latina, 33% das mulheres preferem internet à TV;
- 60% dos internautas aprovam que empresas usem redes sociais para divulgar seus produtos e serviços;
- Para 25% dos usuários, as redes sociais ajudam na decisão de compra.

Diante desses resultados podemos concluir que investir em publicidade digital deixou de ser uma questão de “se” (no sentido de “valer a pena”) e passou a ser uma realidade necessária e disponível a todos. Essa mudança de postura no mercado também influenciará grandes mudanças nos setores de atuação deste segmento. Veja o que tende a acontecer no decorrer do ano: 

e-Commerce: as plataformas de e-commerce estarão cada vez mais acessíveis, seguras e com vários recursos para administração (controle de estoque, vendas e formas de pagamento). O desafio atual para o sucesso no comércio eletrônico está no atendimento, logística (tanto na entrega quanto na devolução e troca de mercadorias) e segmentação. 

Publicidade Online: com o investimento de mais e mais empresas a cada dia e a intensificação da presença de marcas na internet, aumenta-se a concorrência, o que é ótimo para a publicidade online. Buscando conquistar a atenção dos consumidores e aumentar as vendas, as empresas tendem a investir mais em planejamentos de mídia bem estruturados, aprimoramento de ferramentas, ações promocionais e muita propaganda. Entretanto, isso não quer dizer necessariamente que haverá um aumento de verba disponível para a publicidade digital. Portanto, é importante buscar formas criativas de utilizar ferramentas já tradicionais, como links patrocinados e otimização de e-mail marketing. 

Redes Socias: as redes sociais já se tornaram quase obrigatórias entre as empresas. O ano de 2011 servirá para otimizar a utilização dessas ferramentas e estreitar cada vez mais o relacionamento entre consumidores e marcas. Para tanto, as empresas precisarão conhecer profundamente seus públicos-alvo e a forma como eles interagem em cada rede social. 

Mobile: a popularização dos smartphones com conexão à internet e os tablets inteligentes abrem espaço para novas formas de publicidade, como aplicativos e games publicitários.

Com diversas mudanças e novidades, o mercado de trabalho também passará por mutações. Ainda faltam profissionais qualificados para trabalhar com internet de forma completa e eficiente, assim como faltam cursos que qualifiquem profissionais para essa área de atuação. Novas oportunidades aparecerão para aqueles que estiverem atualizados e acompanhando o desenvolvimento do meio digital. 

Referências: 
* DODOR, Xavier. Mídia/mídia alternativa: a escolha de uma estratégia global de comunicação para a empresa.  São Paulo: Nobel, 2007.
* PINHO, José Benedito. Publicidade e Vendas na Internet: técnicas e estratégias. São Paulo: Summus Editorial, 2000.
* TANABE, Silvio. Como investir em Marketing Digital em 2011. In: Clínica Marketing Digital. São Paulo. Janeiro, 2011. Acesso em: 04 de fevereiro de 2011. Disponível em http://www.magoweb.com/clinicadigital/2011/01/09/artigo-como-investir-em-marketing-digital-em-2011.

1 comentários:

Elis Ribeiro disse...

Meu nome é Elis, trabalho na Produção Online do Avesso, programa que mostra os bastidores da comunicação. Gostaria de um e-mail de contato para que eu possa encaminhar uma proposta de parceria.
elis@avessotv.com.br

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